Com exceção de destinos turísticos notáveis como Foz do Iguaçu e alguns poucos casos isolados, o turismo no Paraná foi historicamente negligenciado, como é o caso do Norte do Estado. No entanto, recentemente, segmentos do setor, como o turismo rural e religioso, despontam como promissores meios de geração de renda. Ainda assim, muitos empreendedores com vocação natural para a atividade enfrentam desafios devido à falta de capital necessário para os investimentos. O que muitos desconhecem é que existem linhas de crédito acessíveis disponíveis para apoiar esse setor em crescimento.
Um bom começo para entender todas essas possibilidades é o Guia de Financiamento e Captação de Recursos SETU 2023. O documento foi elaborado pela Secretaria do Turismo do Paraná (SETU) com o objetivo de orientar empresas do setor turístico a obter financiamentos e captar recursos para seus negócios.
O guia aborda conceitos básicos sobre financiamentos e captação de recursos, como tipos de financiamentos, taxas de juros, carências e garantias. Também apresenta um panorama dos principais programas de financiamento disponíveis para o setor turístico, tanto no âmbito federal quanto estadual.
Alguns dos principais programas de financiamento mencionados no guia incluem:
Financiamento de empreendimentos turísticos (Fungetur): programa do Ministério do Turismo que oferece linhas de crédito para a construção, reforma, modernização e aquisição de equipamentos turísticos.
Programa de Estruturação do Turismo (PET): programa do Ministério do Turismo que oferece linhas de crédito para a estruturação de destinos turísticos, como elaboração de planos de desenvolvimento turístico, criação de infraestrutura turística e qualificação de mão de obra.
Fundo de Desenvolvimento do Turismo do Paraná (Fundetur): programa do Governo do Paraná que oferece linhas de crédito para a implantação, ampliação e modernização de empreendimentos turísticos no Estado.
O guia também oferece orientações sobre como elaborar um projeto de financiamento ou captação de recursos, bem como como se preparar para a apresentação do projeto a um financiador ou investidor.
Algumas das principais informações do guia:
As empresas do setor turístico podem obter financiamentos para diversos fins, como implantação, ampliação, modernização e aquisição de equipamentos turísticos.
Existem diversos programas de financiamento disponíveis para o setor turístico, tanto no âmbito federal quanto estadual.
Para obter financiamento, as empresas devem elaborar um projeto de financiamento ou captação de recursos que seja bem elaborado e que apresente informações claras e objetivas sobre o negócio.
Com a missão de colaborar no desenvolvimento do turismo regional, o Última Estação vai trazer, em breve, mais informações detalhadas sobre empreendedorismo no setor.