O Norte do Paraná é fortemente marcado pelos traços da personalidade da cultura japonesa. Dos 160 mil imigrantes daquele país que chegaram ao Brasil no início do século XX, entre 1918 e 1940, muitos deixaram o Porto de Santos com destino ao trabalho nas lavouras da então principal fronteira agrícola do país. O sonho de ganhar dinheiro e retornar ao Japão ganhou desfechos inesperados com as dificuldades entrentadas. Diferença de cultura, barreira do idioma e uma Guerra Mundial que os impôs a condição de povo inimigo em terra estranha.
A determinação dos issei, nissei e sansei, porém, os levou além. Muitos prosperaram e fincaram raízes sólidas na na região, mas sem nunca esquecer suas origens. Para celebrar toda esta saga marcada por grandes dificuldades, muito trabalho e importantes conquistas, as comunidades nipônicas da região organizam suas festas típicas. Uma deles é o Londrina Matsuri, promovido pelo Grupo Sansey, entidade cultural e beneficente, sem fins lucrativos, com objetivo de preservar, difundir e integrar a cultura oriental entre os brasileiros.
Diversidade
Tradicionalmente, o evento comemora a chegada da Primavera. A edição de 2023 celebrou também os 115 anos da imigração japonesa (IMIN 115). Segundo os organizadores, cerca de 30 mil pessoas passaram pelo Parque Ney Braga, em Londrina, durante os quatro dias de evento, entre 7 e 10 de setembro. Durante o fim de semana do feriado da Independência, o verde-e-amarelo também deu lugar à uma explosão de cores dos kimonos floridos e das fantasias de animes e mangás dos cosplayers.
Mais que um evento de preservação das raízes, o Londrina Matsuri estampa toda a diversidade da cultura oriental. O festival integra tradição e vanguarda, indo da mítica do taiko japonês aos passos rápidos da batida do k-pop coreano. Há opções para todos os gostos. Pelos corredores dos expositores, a arte milenar do bonsai divide espaço com simuladores de carros de corrida. Tradição e tecnologia se completam, oferecendo uma experiência única aos visitantes.
Matsuri
A palavra “Matsuri” (祭り) em japonês se refere a festivais ou celebrações tradicionais que são realizados em várias partes do Japão ao longo do ano. Esses festivais são uma parte importante da cultura japonesa e costumam ser realizados para marcar eventos sazonais, como a colheita, a chegada da primavera ou a celebração de divindades xintoístas.
Os festivais Matsuri geralmente envolvem uma variedade de atividades, como apresentações de danças tradicionais, músicas, desfiles, competições esportivas, jogos, exposições de arte e artesanato, além de uma abundância de comida e bebida tradicional japonesa. Um dos destaques é o okonomiyaki, uma espécie de panqueca grelhada à base de repolho. Confira a receita aqui.
O evento é realizado todo ano nos dias que antecedem a chegada da primavera. Então, já se programe e coloque o Londrina Matsuri em seu roteiro.
Comentários 1